Reciclando e Criando com meus alunos

”A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes diárias,que fazem toda a diferença.
Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo.”


“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi)


“A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.” (João Bosco da Silva)

REFLEXÃO CRÍTICA.

Jauna Canizares
 Vídeo sobre a invenção da “água engarrafada”: The Story of Bottled Water. Disponível em: Acesso em: 9 maio 2011.
 Sei que existem lugares em que a água tratada nas estações se torna impróprias para beber, mas acredito que, investir em um filtro caseiro e bem mais rentável, econômico e saudável do que comprar uma garrafa de água. Não há uma preocupação em dar um destino adequado às garrafas plásticas, estas são descartadas no meio ambiente, causando grandes problemas ambientais como: poluição dos rios, entupimento de canos de esgotos, enchentes, desmoronamento e morte. São tantos os problemas ambientais que enfrentamos atualmente, pela falta de conscientização das pessoas e dar um destino correto para o lixo. Em colocar o “LIXO NO LIXO”. De preservar o que temos para que possamos viver de forma saudável e limpa e que isto fique, para as novas gerações. Gerações estas que serão conscientizadas por nós e seguirão nossos exemplos. 

ATIVIDADE PARA OS ALUNOS. 
Escola. E.M.E.F. Dr. Fernando Corrêa Ribas. 
Disciplina: Ciências, Artes. Ano: 2º Turma: A 
Professora : Jauna Canizares. Aula 1.

 Objetivo.
*Incentivar a criança a beber água limpa e saudável. 
*Conscientizar a criança manter limpa a sua cidade, colocando o lixo no lixo. 
*Desenvolver a criatividade da criança através de trabalhos com materiais recicláveis. (garrafas pet) *Desenvolver e estimular a produção oral e escrita da criança. 


 1º momento. Ver o vídeo Vídeo sobre a invenção da “água engarrafada”: The Story of Bottled Water. Disponível em: Acesso em: 9 maio 2011. A professora irá lendo, pois se trata de uma turma de 2º ano em processo de alfabetização. Após será feita uma conversa sobre a opinião dos alunos em relação à água que vem das torneiras.

 2º momento Visita a estação de tratamento de água da cidade de Jaguarão. Um passeio pela cidade, bairro, ruas próximas à escola e beira do Rio Jaguarão, para observarem o meio em que estão inseridos e como as pessoas cuidam do lixo e do rio de nossa cidade. Após o retorno pedir para que eles criem um painel com imagens de pontos positivos e negativos sobre os Rios, um pequeno texto sobre o que observaram e um desenho, para ilustrar a situação do meio ambiente que mais lhe chamou atenção.

 3ªº momento. Reciclando garrafas de plásticos. -Fazer vaso para o plantio de plantas. -Fazer brinquedos como: vai e vem; bilboquês, snooker de pet, cabeça de cavalo, carrinhos, etc. -Fazer com garrafa plásticas de três litros potes de lixo para coleta seletiva: papéis( azul), plásticos (vermelho), metais ( amarelo) e vidros (verde).

 Avaliação. Que cada aluno compreenda a importância da água limpa e saudável para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É importante que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e se conscientize sobre a importância de se preservar o meio ambiente adotando posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos para que possamos viver em um ambiente saudável.


Passeio a Estação de Tratamento de Água






Trabalhos com Garrafas Pet.

 



 

Trabalho Sobre o Meio Ambiente













Comunicação 
                                                                                                                                     Jauna Cañizares
Nos encontramos, atualmente no mundo das  informações, dos avanços tecnológicos onde  nos deparamos constantemente  com vários meios de comunicação, que de certa forma  transformam nossas vidas . Nos Monopolizando,  influenciando com suas propagandas enganosas, com perfis e modos de ser ditados como certos. São regras ditadas que muitas vezes nos prejudica, pois queremos estar de acordo com o que a sociedade exige. Queremos estar adequado a ela, para não sermos vistos como os “diferentes”, os marginalizados.
Infelizmente, a mídia possui um grande poder de manipular as pessoas e sua influência ainda é muito forte na sociedade.
Com os meios de comunicação em massa, as informações chegam mais rápido e com isso a criança já chega à escola com uma grande bagagem de conhecimento. De acordo com Clovis Filho (1996):
Se os meios de comunicação impõem os  temas  de  discussão social  (agenda  setting), procura-se utilizar este efeito de forma  direcionada  e  combinada  ao  processo pedagógico em sala de aula. Para comunicadores e pedagogos, esse processo deve permitir ao aluno, através de uma recepção dirigida, desenvolver um  espírito crítico em relação às mensagens veiculadas, incentivar o  contraste com  outros referenciais e  promover a discussão de opiniões e interpretações. (pag. 30)
Cabe a nós professores fazer proveito deste conhecimento, procurando formas diferentes de se trabalhar em sala de aula com o aluno.
Vivemos numa sociedade formada por diferentes pessoas, com formas de pensar, de agir, próprias de cada região. São identidades culturais e classes sociais bem diferentes. Nos como educadores temos que ter o cuidado de não homogeneizar uma turma com diferentes pessoas.  Precisamos e devemos levar em consideração cada ser pensante, cada pessoa que tem seu modo de vida particular, que sabe opinar, criticar, a refletir e que isto deve ser respeitado por todos, principalmente pelo professor, Não podemos continuar educando, ensinando de forma tradicional e mecânica, sem levar em conta o conhecimento que cada aluno traz consigo. Sabemos que segundo Clovis Filho (1996):
Mídia e escola são dois espaços públicos, instâncias de socialização e de aprendizado  social.  Ambas  exigem  ritualização, produzindo  efeitos a  curto, médio  e  longo prazos. Fornecem informação imediata e de uso imediato e constroem um universo simbólico estruturado por referenciais de apreciação da realidade. Ambas  impõem regras de comportamento  social e regras de classificação do mundo social. ( pag. 28)
Precisamos nos capacitar e realmente ter consciência de que devemos ensinar nossos alunos a respeitar as diversidades, pois ela está presente, mais do que nunca dentro da sala de aula.
A comunicação tem papel importante em uma escola, na sala de aula, seja entre professor/aluno, aluno/aluno, professor/professor, com direção, funcionários, pois, segundo Zeneide “A comunicação, como processo de interação humana, é o fundamento do processo educativo. A relação educador-educando ocorre em mão-dupla: um fala, o outro responde, e o diálogo acontece de forma natural.” Principalmente na sala de aula onde o professor, por muito tempo foi o detentor do conhecimento, do saber, um sujeito que transmite o conhecimento pronto e acabado para os alunos que eram meros receptores deste conhecimento. Hoje o aluno precisa ser atraído e gostar de estar em aula. As aulas precisam ser dinâmicas e levar em conta o conhecimento do aluno, que se torna um ser participativo e construtor do conhecimento e para isso o dialogo entre professor aluno se faz necessário . De acordo com Paulo Freire:
A comunicação, compreendida como troca de conhecimentos, possui uma dimensão educativa que deve ser levada em conta já que educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados (FREIRE; 1992, p.69).
A  Rádio na escola, seria uma ferramenta interessante para ser trabalhada com o aluno. Um grande instrumento pedagógico para auxiliar o professor em sala de aula e na escola e com certeza iria contribuir e muito para desenvolver a criatividade, ampliar o conhecimento e valorizar o trabalho e a opinião alheia, ampliando sua expressão e oralidade e cabe a nós professores sermos os mediadores para que este conhecimento aconteça de forma ativa e prazerosa, nos adequando  a estes meios  e  incluindo-os na aprendizagem. De acordo com Carlos e Kátia (pag. 8) “Ao utilizar o rádio aliado às escolas, amplia-se a capacidade de estratégias criativas para uma educação de qualidade chegar o mais longe possível. [...] facilitando o trabalho dos educadores e tornando mais prazeroso o cotidiano de aprendizado dos estudantes.
 Faz-se necessário que  o professor fique mais perto do  mundo dos alunos,  gerados nesta  era digital. Segundo NEVADO, (1999). “A escola, como um espaço privilegiado para a apropriação e construção de conhecimento, tem como papel fundamental instrumentalizar seus estudantes e professores...”
As escolas precisam sempre acompanhar os avanços tecnológicos. Hoje o computador, a rádio, a TV, são instrumentos de suma importância. Acredito que uma escola bem equipada em meios de comunicação e professores cada vez mais interessados em se especializarem, se prepararem para tornar uma aula mais atrativa e motivadora, deixando de lado as aulas mecânicas e tradicionais, terão alunos mais interessados em aprender e participarem ativamente das aulas. Alunos com visões futuristas, respeitando cada um na sua forma de ser e pensar, formando cidadãos capazes de conviver em sociedade e respeitar as diferenças. Alunos capazes, não de se adaptarem a essa sociedade imposta, mas de transformá-la.


04/07/2011






UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
POLO DE JAGUARÃO




ROTEIRO DE VÍDEO
MEIO AMBIENTE: DRAMATIZAÇÃO DA MÚSICA “HERDEIROS DO FUTURO”
Módulo TV e Vídeo


Jauna Cañizares
2011
JUSTIFICATIVA


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seu semelhante." (Albert Schweitzer)


A produção deste roteiro de vídeo visa atender a realização da atividade do Módulo Básico de TV e Vídeo do Curso de Especialização em Mídias na Educação.
O tema escolhido é Meio ambiente, pois a educação ambiental é um tema de  fundamental importância para ser desenvolvido nas escolas,  com a finalidade de   gerar uma conscientização crítica em crianças e jovens na forma de utilização e conservação do meio ambiente,  conhecendo e refletindo sobre o local em que vivem e  o que deve ser feito para preservá-lo. Somente a conscientização levará as pessoas a terem novas atitudes e comportamentos e, cabe a nós professores,  contribuir e mediar para que essa conscientização aconteça.
 O trabalho com dramatização, filmagem e apresentação é uma maneira de envolver os alunos em tarefas de cooperação, participação e reflexão para que possam colocar em prática o que estão aprendendo.

Vídeo: Meio Ambiente. 

Dramatização da música “Herdeiros do Futuro”

 

 ESCALETA

 

Meio Ambiente. 

Dramatização da música “Herdeiros do Futuro”


- Meio Ambiente.

- Lixo

- Plantio

- Reciclagem.



 

Herdeiros do Futuro



Toquinho

Composição: Toquinho / Elifas Andreatto



A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...

Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...

Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...

Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

ARGUMENTO

Meio Ambiente.  Dramatização da música “Herdeiros do Futuro”

A filmagem acontecerá no pátio da Escola Municipal de Jaguarão Dr. Fernando Correa Ribas, com 11 alunos do 2º ano A.

A Música começa a tocar e o foco principal é um menino que surge no alto da escadaria cantando os dois primeiros versos da música. (A vida é uma grande Amiga da gente Nos dá tudo de graça Prá viver) e solta um grande tecido de TNT azul clarinho (onde será montada uma paisagem. Logo, entram três alunos cantando o último verso da primeira estrofe começando a montar a paisagem.  (Sol e céu, luz e ar, rios e fontes, terra e mar...)
Estes quatro alunos cantando a segunda estrofe, (Somos os herdeiros do futuro; E pr'esse futuro ser feliz, Vamos ter que cuidar,  Bem desse país, Vamos ter que cuidar Bem desse país...), começam a juntar o lixo no chão e colocar nas lixeiras de reciclagem. Juntam as garrafas jogadas no chão e algumas latas e saem da cena.
Entra em seguida mais quatro alunos e seguem montando a paisagem seguindo a ordem da terceira estrofe. (Será que no futuro Haverá flores? Será que os peixes Vão estar no mar? Será que os arco-íris Terão cores? E os passarinhos Vão poder voar?...)
Entram mais duas meninas com vasos feitos de garrafa PET e começam a plantar cantando a quarta estrofe (Será que a Terra Vai seguir nos dando O fruto, a folha O caule e a raiz? Será que a vida Acaba encontrando Um jeito bom da gente ser feliz?...)
Entra outro aluno com um regador e começa molhar as plantinhas ao som e cantando a quinta estrofe. (Vamos ter que cuidar Bem desse país. Vamos ter que cuidar Bem desse país...)
Saem da cena com os vasos e em seguida entra alguns alunos brincando com brinquedos ( vai e vem, bilboquê, pés de latas, carrinhos...) feitos de materiais recicláveis, (os quais haviam sido recolhidos do chão). Ao som da sexta estrofe da música (Será que no futuro Haverá flores? Será que os peixes Vão estar no mar? Será que os arco-íris Terão cores? E os passarinhos Vão poder voar?)
Ao som e cantando a sétima estrofe, (Será que a terra Vai seguir nos dando O fruto, a folha O caule e a raiz? Será que a vida Acaba encontrando Um jeito bom da gente ser feliz?...) Entra um casal de alunos vestindo roupas com materiais recicláveis, cada um com uma cesta. A menina, com flores e o menino, com frutas, que trazem lembrancinhas feitas com materiais recicláveis e pequenas mensagens de conscientização, que serão distribuídas para as pessoas que estão assistindo a apresentação.
Finalizando, todos se dão as mãos e cantam juntos a última estrofe. (Vamos ter que cuidar bem desse país. Vamos ter que cuidar bem desse país...

ROTEIRO LITERÁRIO

Meio Ambiente.  Dramatização da música “Herdeiros do Futuro”


Jauna da Costa Corrêa Cañizares.


Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Fernando Corrêa
Rua XV de Novembro, Nº
JAGUARÃO / RS


****************************************************************

 

Meio Ambiente. 

Dramatização da música “Herdeiros do Futuro”

Roteiro de Jauna Cañizares
Junho / 2011



FADE IN

SEQ.1 – VINHETA 

Texto:” Meio Ambiente.  Dramatização da música “Herdeiros do Futuro”

Roteiro: Jauna Cañizares
Imagens: Crianças fazendo a dramatização da música.

CORTA PARA


SEQ.2 – MEIO AMBIENTE – TARDE

Imagens:  Um menino no alto da escada cantando:

NARRADOR  (V.O)
A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
                                                          

 CORTA PARA


SEQ.3 – MEIO AMBIENTE – TARDE
Imagens:  Três meninas entram e começam a montar em  um grande painel, uma paisagem, cantando:

NARRADOR  (V.O)
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...

CORTA PARA

SEQ.4 – MEIO AMBIENTE – LIXO – RECICLAGEM  – TARDE

Imagens: Quatro alunos em cena, cantando,  começam a juntar o lixo no chão e colocar nas lixeiras de reciclagem. Juntam as garrafas jogadas no chão e algumas latas e saem da cena.

NARRADOR  (V.O)
Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

CORTA PARA

SEQ.5 - MEIO AMBIENTE – TARDE

Imagens: Entra, em seguida, mais quatro alunos e seguem montando a paisagem seguindo a ordem da terceira estrofe.

NARRADOR  (V.O)
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
CORTA PARA


SEQ.6 – MEIO AMBIENTE – PLANTIO – RECICLAGEM  – TARDE

Imagens:  Entram duas meninas com vasos feitos de garrafa PET e começam a plantar cantando a quarta estrofe.

NARRADOR  (V.O)
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

CORTA PARA

SEQ.7 –  MEIO AMBIENTE – PLANTIO – RECICLAGEM – TARDE

Imagens: Entra outro aluno com um regador e começa molhar as plantinhas ao som e cantando a quinta estrofe:

NARRADOR  (V.O)
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...

CORTA PARA


SEQ.8 – MEIO AMBIENTE – RECICLAGEM  – TARDE
Imagens:  Saem da cena com os vasos e em seguida entra alguns alunos brincando com brinquedos ( vai e vem, bilboquê, pés de latas, carrinhos...) feitos de materiais recicláveis. Ao som da sexta estrofe da música
NARRADORA (V.O)
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
CORTA PARA



SEQ.9 –MEIO AMBIENTE - RECICLAGEM – TARDE

Imagem: Entra um casal de alunos vestindo roupas com materiais recicláveis, cada um com uma cesta. A menina, com flores e o menino, com frutas, que trazem lembrancinhas feitas com materiais recicláveis e pequenas mensagens de conscientização, que serão distribuídas para as pessoas que estão assistindo a apresentação. Ao som e cantando a sétima estrofe:

NARRADORA (V.O)
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...

CORTA PARA

SEQ. Nº 10 – MEIO AMBIENTE – TARDE


Imagem: Todos os alunos presente se dão as mãos e cantam juntos,  a última estrofe:

 NARRADORA (V.O)
  Vamos ter que cuidar
  Bem desse país
  Vamos ter que cuidar
  Bem desse país...



CORTA PAR

SEQ.Nº 11  - CRÉDITOS FINAIS_______________________________________________

Texto: “Meio Ambiente.  Dramatização da música “Herdeiros do Futuro””

Roteiro e imagens: Jauna Cañizares

FADE OUT

FIM




ROTEIRO TÉCNICO

CENAS
DECUPAGEM
ÁUDIO
CENA 1
PM
Herdeiros do futuro –  Toquinho -
CENA 2
PG/GPG
Herdeiros do futuro –  Toquinho -
CENA 3
PG/GPG
Herdeiros do futuro –  Toquinho -
CENA  4
GPG/PG/PC/PM
Herdeiros do futuro –  Toquinho -
CENA  5
GPG/PG/PM
Herdeiros do futuro –  Toquinho -
CENA  6
PG/PC/PM
Herdeiros do futuro –  Toquinho -
CENA  7
PG/PC
Herdeiros do futuro –  Toquinho -
CENA  8
GPG/PC/PM
Herdeiros do futuro –  Toquinho -
CENA  9
PG/PM
Herdeiros do futuro –  Toquinho -
CENA  10
GPG/PG/PP
Herdeiros do futuro –  Toquinho 

ANÁLISE TÉCNICA
CENAS
NECESSIDADES DE PRODUÇÃO
TODAS AS CENAS
Câmera de vídeo,  microfone, computador, CD (Herdeiros do Futuro- toquinho)


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.

FRONTEIRA BRASIL E URUGUAI: ESPAÇO DE COMÉRCIO E CULTURA
Roteiro de Carmem Angela Corrêa Araujo. Novembro / 2006.
Roteiro do Curta Ilha das Flores. Casa de Cinema de Porto Alegre. Disponível em: <http://www.casacinepoa.com.br/port/roteiros/ilhafl2.txt> Acessado às 15h. e 35 min. do dia 01/06.
O roteiro do filme CIDADE DE DEUS - de Bráulio Mantovani. OBJETIVA, Rio de Janeiro, 2003 | ISBN 8573025050 | 216 pág.  Disponível em: http://www.roteirodecinema.com.br/banco/cidadededeus12.pdf

Sites:
BR&biw=1126&bih=662&tbm=isch&sa=1&q=vasos+de+plantas+com+garrafas+pet+reciclaveis&aq=f&aqi=&aql=&oq=. Acesso em 01/06/11.

Música

Herdeiros do Futuro: Toquinho Composição: Toquinho / Elifas Andreatto.