Uma das mais importantes é a reciclagem do lixo.”
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.” (Mahatma Gandhi)
“A responsabilidade social e a preservação ambiental significa um compromisso com a vida.” (João Bosco da Silva)
REFLEXÃO CRÍTICA.
Jauna Canizares
Vídeo sobre a invenção da “água engarrafada”: The Story of Bottled Water. Disponível em:
Objetivo.
2º momento Visita a estação de tratamento de água da cidade de Jaguarão. Um passeio pela cidade, bairro, ruas próximas à escola e beira do Rio Jaguarão, para observarem o meio em que estão inseridos e como as pessoas cuidam do lixo e do rio de nossa cidade. Após o retorno pedir para que eles criem um painel com imagens de pontos positivos e negativos sobre os Rios, um pequeno texto sobre o que observaram e um desenho, para ilustrar a situação do meio ambiente que mais lhe chamou atenção.
3ªº momento. Reciclando garrafas de plásticos. -Fazer vaso para o plantio de plantas. -Fazer brinquedos como: vai e vem; bilboquês, snooker de pet, cabeça de cavalo, carrinhos, etc. -Fazer com garrafa plásticas de três litros potes de lixo para coleta seletiva: papéis( azul), plásticos (vermelho), metais ( amarelo) e vidros (verde).
Avaliação. Que cada aluno compreenda a importância da água limpa e saudável para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. É importante que cada aluno desenvolva as suas potencialidades e se conscientize sobre a importância de se preservar o meio ambiente adotando posturas pessoais e comportamentos sociais construtivos para que possamos viver em um ambiente saudável.
Trabalho Sobre o Meio Ambiente
Comunicação
Nos encontramos,
atualmente no mundo das informações, dos
avanços tecnológicos onde nos deparamos
constantemente com vários meios de comunicação,
que de certa forma transformam nossas
vidas . Nos Monopolizando, influenciando
com suas propagandas enganosas, com perfis e modos de ser ditados como certos.
São regras ditadas que muitas vezes nos prejudica, pois queremos estar de
acordo com o que a sociedade exige. Queremos estar adequado a ela, para não
sermos vistos como os “diferentes”, os marginalizados.
Infelizmente, a mídia
possui um grande poder de manipular as pessoas e sua influência ainda é muito
forte na sociedade.
Com os meios de
comunicação em massa, as informações chegam mais rápido e com isso a criança já
chega à escola com uma grande bagagem de conhecimento. De acordo com Clovis
Filho (1996):
Se os meios de
comunicação impõem os temas de
discussão social (agenda setting), procura-se utilizar este efeito de
forma direcionada e
combinada ao processo pedagógico em sala de aula. Para
comunicadores e pedagogos, esse processo deve permitir ao aluno, através de uma
recepção dirigida, desenvolver um
espírito crítico em relação às mensagens veiculadas, incentivar o contraste com
outros referenciais e promover a
discussão de opiniões e interpretações. (pag. 30)
Cabe a nós professores fazer proveito deste conhecimento,
procurando formas diferentes de se trabalhar em sala de aula com o aluno.
Vivemos numa sociedade formada por diferentes pessoas, com
formas de pensar, de agir, próprias de cada região. São identidades culturais e
classes sociais bem diferentes. Nos como educadores temos que ter o cuidado de
não homogeneizar uma turma com diferentes pessoas. Precisamos e devemos levar em consideração
cada ser pensante, cada pessoa que tem seu modo de vida particular, que sabe
opinar, criticar, a refletir e que isto deve ser respeitado por todos,
principalmente pelo professor, Não podemos continuar educando, ensinando de
forma tradicional e mecânica, sem levar em conta o conhecimento que cada aluno
traz consigo. Sabemos que segundo Clovis Filho (1996):
Mídia e escola
são dois espaços públicos, instâncias de socialização e de aprendizado social.
Ambas exigem ritualização, produzindo efeitos a
curto, médio e longo prazos. Fornecem informação imediata e
de uso imediato e constroem um universo simbólico estruturado por referenciais
de apreciação da realidade. Ambas impõem
regras de comportamento social e regras
de classificação do mundo social. ( pag. 28)
Precisamos nos
capacitar e realmente ter consciência de que devemos ensinar nossos alunos a
respeitar as diversidades, pois ela está presente, mais do que nunca dentro da
sala de aula.
A comunicação tem papel importante em uma escola, na
sala de aula, seja entre professor/aluno, aluno/aluno, professor/professor, com
direção, funcionários, pois, segundo Zeneide “A comunicação, como processo de interação humana, é o fundamento do
processo educativo. A relação educador-educando ocorre em mão-dupla: um fala, o
outro responde, e o diálogo acontece de forma natural.” Principalmente na
sala de aula onde o professor, por muito tempo foi o detentor do conhecimento,
do saber, um sujeito que transmite o conhecimento pronto e acabado para os
alunos que eram meros receptores deste conhecimento. Hoje o aluno precisa ser
atraído e gostar de estar em aula. As aulas precisam ser dinâmicas e levar em
conta o conhecimento do aluno, que se torna um ser participativo e construtor
do conhecimento e para isso o dialogo entre professor aluno se faz necessário .
De acordo com Paulo Freire:
A
comunicação, compreendida como troca de conhecimentos, possui uma dimensão
educativa que deve ser levada em conta já que educação é comunicação, é
diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de
sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados (FREIRE;
1992, p.69).
A Rádio na
escola, seria uma ferramenta interessante para ser trabalhada com o aluno. Um grande instrumento pedagógico para
auxiliar o professor em sala de aula e na escola e com certeza iria contribuir
e muito para desenvolver a criatividade, ampliar o conhecimento e valorizar o
trabalho e a opinião alheia, ampliando sua expressão e oralidade e cabe a nós
professores sermos os mediadores para que este conhecimento aconteça de forma
ativa e prazerosa, nos adequando
a estes meios e incluindo-os na aprendizagem. De acordo com
Carlos e Kátia (pag. 8) “Ao utilizar o
rádio aliado às escolas, amplia-se a capacidade de estratégias criativas para
uma educação de qualidade chegar o mais longe possível. [...] facilitando o
trabalho dos educadores e tornando mais prazeroso o cotidiano de aprendizado
dos estudantes.
Faz-se
necessário que o professor fique mais
perto do mundo dos alunos, gerados nesta
era digital. Segundo NEVADO, (1999). “A escola, como um espaço privilegiado para a apropriação e construção
de conhecimento, tem como papel fundamental instrumentalizar seus estudantes e
professores...”
As escolas precisam sempre
acompanhar os avanços tecnológicos. Hoje o computador, a rádio, a TV, são instrumentos
de suma importância. Acredito que uma escola bem equipada em meios de
comunicação e professores cada vez mais interessados em se especializarem, se
prepararem para tornar uma aula mais atrativa e motivadora, deixando de lado as
aulas mecânicas e tradicionais, terão alunos mais interessados em aprender e
participarem ativamente das aulas. Alunos com visões futuristas,
respeitando cada um na sua forma de ser e pensar, formando cidadãos capazes de
conviver em sociedade e respeitar as diferenças. Alunos capazes, não de se
adaptarem a essa sociedade imposta, mas de transformá-la.
04/07/2011
UNIVERSIDADE
ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,
CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO MÍDIAS
NA EDUCAÇÃO
POLO DE JAGUARÃO
|
ROTEIRO DE VÍDEO
MEIO AMBIENTE: DRAMATIZAÇÃO DA
MÚSICA “HERDEIROS DO FUTURO”
Módulo TV e Vídeo
Jauna
Cañizares
2011
JUSTIFICATIVA
"Quando o homem aprender a
respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará
ensiná-lo a amar seu semelhante." (Albert Schweitzer)
A produção deste roteiro de vídeo visa atender a realização
da atividade do Módulo Básico de TV e Vídeo do Curso de Especialização em
Mídias na Educação.
O tema escolhido é Meio ambiente, pois a educação ambiental é
um tema de fundamental importância para
ser desenvolvido nas escolas, com a
finalidade de gerar uma conscientização
crítica em crianças e jovens na forma de utilização e conservação do meio
ambiente, conhecendo e refletindo sobre
o local em que vivem e o que deve ser
feito para preservá-lo. Somente a conscientização levará as pessoas a terem
novas atitudes e comportamentos e, cabe a nós professores, contribuir e mediar para que essa
conscientização aconteça.
O trabalho com
dramatização, filmagem e apresentação é uma maneira de envolver os alunos em
tarefas de cooperação, participação e reflexão para que possam colocar em
prática o que estão aprendendo.
Vídeo: Meio Ambiente.
Dramatização da música “Herdeiros
do Futuro”
ESCALETA
Meio
Ambiente.
Dramatização da música “Herdeiros do Futuro”
-
Meio Ambiente.
-
Lixo
-
Plantio
-
Reciclagem.
Herdeiros do Futuro
Toquinho
Composição: Toquinho / Elifas Andreatto
A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Somos os herdeiros do futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
ARGUMENTO
Meio
Ambiente. Dramatização da música
“Herdeiros do Futuro”
A filmagem acontecerá no pátio da
Escola Municipal de Jaguarão Dr. Fernando Correa Ribas, com 11 alunos do 2º ano
A.
A Música começa a tocar e o
foco principal é um menino que surge no alto da escadaria cantando os dois
primeiros versos da música. (A vida é uma grande Amiga da gente Nos dá tudo de
graça Prá viver) e solta um grande tecido de TNT azul clarinho (onde será
montada uma paisagem. Logo, entram três alunos cantando o último verso da
primeira estrofe começando a montar a paisagem.
(Sol e céu, luz e ar, rios e fontes, terra e mar...)
Estes quatro alunos cantando a
segunda estrofe, (Somos os herdeiros do futuro; E pr'esse futuro ser feliz,
Vamos ter que cuidar, Bem desse país,
Vamos ter que cuidar Bem desse país...), começam a juntar o lixo no chão e
colocar nas lixeiras de reciclagem. Juntam as garrafas jogadas no chão e algumas
latas e saem da cena.
Entra em seguida mais quatro
alunos e seguem montando a paisagem seguindo a ordem da terceira estrofe. (Será
que no futuro Haverá flores? Será que os peixes Vão estar no mar? Será que os
arco-íris Terão cores? E os passarinhos Vão poder voar?...)
Entram mais duas meninas com
vasos feitos de garrafa PET e começam a plantar cantando a quarta estrofe (Será
que a Terra Vai seguir nos dando O fruto, a folha O caule e a raiz? Será que a
vida Acaba encontrando Um jeito bom da gente ser feliz?...)
Entra outro aluno com um
regador e começa molhar as plantinhas ao som e cantando a quinta estrofe. (Vamos
ter que cuidar Bem desse país. Vamos ter que cuidar Bem desse país...)
Saem da cena com os vasos e em
seguida entra alguns alunos brincando com brinquedos ( vai e vem, bilboquê, pés
de latas, carrinhos...) feitos de materiais recicláveis, (os quais haviam sido
recolhidos do chão). Ao som da sexta estrofe da música (Será que no futuro
Haverá flores? Será que os peixes Vão estar no mar? Será que os arco-íris Terão
cores? E os passarinhos Vão poder voar?)
Ao som e cantando a sétima
estrofe, (Será que a terra Vai seguir nos dando O fruto, a folha O caule e a
raiz? Será que a vida Acaba encontrando Um jeito bom da gente ser feliz?...) Entra um casal de alunos vestindo
roupas com materiais recicláveis, cada um com uma cesta. A menina, com flores e
o menino, com frutas, que trazem lembrancinhas feitas com materiais recicláveis
e pequenas mensagens de conscientização, que serão distribuídas para as pessoas
que estão assistindo a apresentação.
Finalizando, todos se dão as
mãos e cantam juntos a última estrofe. (Vamos ter que cuidar bem desse país.
Vamos ter que cuidar bem desse país...
ROTEIRO
LITERÁRIO
Meio
Ambiente. Dramatização da música
“Herdeiros do Futuro”
Jauna da
Costa Corrêa Cañizares.
Escola Municipal de Ensino
Fundamental Dr. Fernando Corrêa
Rua XV de Novembro, Nº
JAGUARÃO / RS
****************************************************************
Meio
Ambiente.
Dramatização
da música “Herdeiros do Futuro”
Roteiro de Jauna
Cañizares
Junho / 2011
FADE IN
SEQ.1
– VINHETA
Texto:” Meio Ambiente. Dramatização da
música “Herdeiros do Futuro”
Roteiro: Jauna
Cañizares
Imagens: Crianças
fazendo a dramatização da música.
CORTA
PARA
SEQ.2
– MEIO AMBIENTE – TARDE
Imagens: Um menino no alto da escada cantando:
NARRADOR
(V.O)
A vida é uma grande
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
Amiga da gente
Nos dá tudo de graça
Prá viver
CORTA PARA
SEQ.3 – MEIO AMBIENTE – TARDE
Imagens: Três meninas entram e começam a montar
em um grande painel, uma paisagem,
cantando:
NARRADOR
(V.O)
Sol e céu, luz e ar
Rios e fontes, terra e mar...
Rios e fontes, terra e mar...
CORTA PARA
SEQ.4
– MEIO AMBIENTE – LIXO – RECICLAGEM –
TARDE
Imagens: Quatro alunos em cena, cantando, começam a juntar o lixo no chão e colocar nas
lixeiras de reciclagem. Juntam as garrafas jogadas no chão e algumas latas e
saem da cena.
NARRADOR
(V.O)
Somos os herdeiros do
futuro
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
E pr'esse futuro ser feliz
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
CORTA PARA
SEQ.5
- MEIO AMBIENTE – TARDE
Imagens: Entra, em seguida, mais quatro alunos e
seguem montando a paisagem seguindo a ordem da terceira estrofe.
NARRADOR
(V.O)
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
CORTA PARA
SEQ.6
– MEIO AMBIENTE – PLANTIO – RECICLAGEM –
TARDE
Imagens: Entram duas meninas com vasos feitos de
garrafa PET e começam a plantar cantando a quarta estrofe.
NARRADOR
(V.O)
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
CORTA PARA
SEQ.7
– MEIO AMBIENTE – PLANTIO – RECICLAGEM –
TARDE
Imagens: Entra
outro aluno com um regador e começa molhar as plantinhas ao som e cantando a
quinta estrofe:
NARRADOR
(V.O)
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
CORTA PARA
SEQ.8 – MEIO AMBIENTE –
RECICLAGEM – TARDE
NARRADORA
(V.O)
Será que no futuro
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
Haverá flores?
Será que os peixes
Vão estar no mar?
Será que os arco-íris
Terão cores?
E os passarinhos
Vão poder voar?...
CORTA
PARA
SEQ.9 –MEIO AMBIENTE - RECICLAGEM
– TARDE
Imagem: Entra um casal de alunos
vestindo roupas com materiais recicláveis, cada um com uma cesta. A menina, com
flores e o menino, com frutas, que trazem lembrancinhas feitas com materiais
recicláveis e pequenas mensagens de conscientização, que serão distribuídas
para as pessoas que estão assistindo a apresentação. Ao som e cantando a sétima
estrofe:
NARRADORA
(V.O)
Será que a terra
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
Vai seguir nos dando
O fruto, a folha
O caule e a raiz?
Será que a vida
Acaba encontrando
Um jeito bom
Da gente ser feliz?...
CORTA
PARA
SEQ. Nº 10 – MEIO AMBIENTE –
TARDE
Imagem: Todos os alunos presente se dão as mãos e
cantam juntos, a última estrofe:
NARRADORA (V.O)
Vamos ter que cuidar
Bem desse país
Vamos ter que cuidar
Bem desse país...
CORTA
PAR
SEQ.Nº 11 - CRÉDITOS FINAIS_______________________________________________
Texto: “Meio Ambiente.
Dramatização da música “Herdeiros do Futuro””
Roteiro e imagens: Jauna
Cañizares
FADE OUT
FIM
ROTEIRO
TÉCNICO
CENAS
|
DECUPAGEM
|
ÁUDIO
|
CENA 1
|
PM
|
Herdeiros do futuro – Toquinho -
|
CENA 2
|
PG/GPG
|
Herdeiros do futuro – Toquinho -
|
CENA 3
|
PG/GPG
|
Herdeiros do futuro – Toquinho -
|
CENA 4
|
GPG/PG/PC/PM
|
Herdeiros do futuro – Toquinho -
|
CENA 5
|
GPG/PG/PM
|
Herdeiros do futuro – Toquinho -
|
CENA 6
|
PG/PC/PM
|
Herdeiros do futuro – Toquinho -
|
CENA 7
|
PG/PC
|
Herdeiros do futuro – Toquinho -
|
CENA 8
|
GPG/PC/PM
|
Herdeiros do futuro – Toquinho -
|
CENA 9
|
PG/PM
|
Herdeiros do futuro – Toquinho -
|
CENA 10
|
GPG/PG/PP
|
Herdeiros do futuro – Toquinho
|
ANÁLISE
TÉCNICA
CENAS
|
NECESSIDADES
DE PRODUÇÃO
|
TODAS
AS CENAS
|
Câmera de vídeo, microfone, computador, CD (Herdeiros do
Futuro- toquinho)
|
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.
FRONTEIRA BRASIL E URUGUAI: ESPAÇO DE COMÉRCIO E CULTURA
Roteiro de Carmem Angela Corrêa Araujo. Novembro / 2006.
Roteiro
do Curta Ilha das Flores.
Casa de Cinema de Porto Alegre. Disponível em: <http://www.casacinepoa.com.br/port/roteiros/ilhafl2.txt> Acessado às 15h. e 35 min. do dia 01/06.
O
roteiro do filme CIDADE DE DEUS - de
Bráulio Mantovani. OBJETIVA, Rio de Janeiro, 2003 | ISBN 8573025050 |
216 pág. Disponível em: http://www.roteirodecinema.com.br/banco/cidadededeus12.pdf
Sites:
http://cineastassemdiploma.blogspot.com/2010/02/como-comecar.html.
Acesso em 03/06/11
BR&biw=1126&bih=662&tbm=isch&sa=1&q=vasos+de+plantas+com+garrafas+pet+reciclaveis&aq=f&aqi=&aql=&oq=. Acesso em 01/06/11.
Música